PET-CT

Em sinergia com o que há de mais avançado no mundo, a Cedimagem traz para Juiz de Fora duas inovações disponíveis somente nos grandes centros do país: o PETCT e a Ressonância Magnética de 3.0 Tesla. Os exames podem ser utilizados em diversas áreas da Medicina, como Oncologia, Cardiologia e Neurologia. O PET está otimizando, principalmente, o diagnóstico e o tratamento do câncer. O equipamento é o único na Região e um dos poucos no interior de Minas.
PET-CT é a sigla para Positron Emission Tomography, ou Tomografi a por Emissão de Positrons, cujo princípio baseia-se na
utilização da glicose ligada a um elemento da Medicina Nuclear, normalmente fl úor, injetado no paciente. As células tumorais têm maior capacidade de concentrar glicose com mais avidez que os tecidos não tumorais.

O PET-CT é um exame seguro e indolor. A glicose não causa nenhum tipo de efeito colateral, podendo ser utilizada, inclusive, em pacientes diabéticos.
Ao se realizar imagens de corpo inteiro com o PET é possível detectar, com enorme precocidade, mínimas áreas de tumor (a partir de 4 mm) que podem não ser vistas nos demais exames, senão tardiamente, quando o tumor já apresenta grandes dimensões e, por isso, maior gravidade para o paciente. O exame é de extrema importância do início ao fi m do tratamento. Um dos avanços na Oncologia com o PET é o estadiamento de diversos tipos de neoplasias – grau de comprometimento do órgão no qual o tumor teve início. É possível também verifi car se a doença se espalhou além do local de origem (metástase).

Confira as principais vantagens nas três especialidades:

Oncologia
● Detecta com enorme precocidade mínimas áreas de tumor (a partir de 4 mm)
● Determina, com precisão, se o câncer se espalhou pelo corpo (metástase)
● Aponta se o tratamento que o paciente está recebendo é eficaz
● Identifica se o câncer retorna após o tratamento

Cardiologia
● Avalia o fluxo do sangue que chega ao músculo cardíaco
● Aponta a lesão no coração que provocou infarto cardíaco
● Identifica áreas do músculo cardíaco que potencialmente podem se beneficiar de um procedimento invasivo, por exemplo, angioplastia
● Estudao funcionamento normal do coração

Neurologia
● Avalia anormalidades no cérebro
● Identifica, precocemente, demências como doenças de Alzheirmer, de Parkinson e focos de epilepsia
● Estuda o funcionamento do cérebro

Além destas indicações, o PET-CT tem grande utilidade no planejamento da radioterapia, na escolha do melhor local para realizar uma biópsia, na graduação de lesões malignas, na determinação do prognóstico e sobrevida dos pacientes e em casos onde há dúvida sobre outros exames de imagem.

Fale conosco